A busca é por?

janeiro 26, 2011

A mulher do Dito.......

Dito foi nosso primeiro guia lá no Intervales. Com ele, a pequena passeou tranquila na Caverna Colorida....
A alimentação nessa região é bem tradicional: arroz, feijão, farofa, batata, ovo, pão caseiro, goiabada, frango, carne de porco, alface, couve, chuchu, açucar e farinha branca...
Depois do passeio, o Dito ligou lá no restaurante do parque e me pediu pra dar umas dicas de alimentação pra esposa dele, que está bem acima do peso, sentindo dor nas costas, cansaço e outras coisas mais:

"- Ô Maíra, eu queria que vc ensinasse a minha mulher a fazer essas coisas aí que você faz, o médico falou pra ela se alimentar melhor..."

Fiquei feliz pra caramba, e agora escrevo um pouco pra ela:

Alimentos que reduzem o colesterol: arroz integral, verduras, inhame, frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, etc), soja, alho e cebola crua
Alimentos que se deve evitar: carnes vermelhas (boi e porco), açucar branco e doces em geral, frituras, pães e bolos.

Diminuir o consumo de alimentos que levam açucar, óleo ou farinhas e aumentar o consumo de frutas e líquidos entre as refeições.

Beber bastante água, pelo menos, 8 copos por dia. Evitar refrigerante ou sucos muito adoçados.
Tomar em jejum, pela manhã, um copo de água morna com gotas de limão ajuda a limpar o intestino e eliminar as gorduras do corpo.

Diminuir o consumo de açucar branco, ou trocar por açucar mascavo, mel, melado.

Se possível, trocar o arroz branco pelo integral. Evite refogá-lo no óleo. Coloque uma medida de arroz, para três de água, um pouco de sal e a cebola picada para cozinhar, tudo junto. Você também picar cenoura, beterraba, vagem, milho, ervilha e acrescentar no final do cozimento para ter uma arroz colorido.
Existem também outros cereais que podem ser preparados como o arroz, só levam um pouquinho mais de tempo: cevada, trigo, centeio, aveia em grão

Sal não é o único tempero, utilize ervas frescas, pimenta, limão...Diminua bastante a quantidade de sal no preparo da refeição, no começo, estranha-se um pouco, mas com o tempo a comida fica mais gostosa.

Se encontrar farinha integral, inclua-a nas receitas tradicionais. Para uma xícara de farinha branca, passe a utilizar 3/4 de farinha branca e 1/4 de farinha integral.

Abuse de alimentos frescos, como frutas e saladas.

Diminua o consumo de carne vermelha para 2 vezes por semana.

Troque a carne vermelha, de boi ou de porco, para a carne branca como o frango. Além de ser mais em conta, é um pouco mais saudável. Acrescente bastante legumes como cenoura, vagem, batata, mandioca, batata doce e outros vegetais no preparo da carne.
A carne vermelha por si só já é bastante gordurosa, não é necessário acrescentar mais óleo para prepará-la, coloque-a em panela quente e espere que ela mesma solte sua gordura.

Evite preparar alimentos fritos, imersos em óleo.

Carnes: cozinhe um pouco no tempero e depois coloque no forno, regando com um pouco de óleo ou azeite, mas só o suficiente... O alimento vai ficar douradinho e mais saudável.

Legumes: cozinhe sem óleo e por pouco tempo, com a panela tampada e pouca água, para preservar as vitaminas e nutrientes. Tempere à gosto.

Todo tipo de feijão (ex: feijão fradinho, carioca, preto, branco, grão de bico, soja, etc) deve ser colocado de molho de um dia pra outro antes de ser preparado, essa água do molho deve ser jogada fora, deixando assim o feijão mais leve e a digestão também... O ideal é cozinhar o feijão por 5 min., jogar a água fora novamente, e deixar cozinhar por mais 30 min.
Os feijões são bons substitutos para a carne, e podem ser preparados com caldo, como o feijão tradional ou deixados mais durinhos e preparados como salada...
Lembrando que o sal do feijão só pode ser colocado ao final do cozimento, senão o grão fica seco e duro.
Para salada com feijão, o ideal é temperá-la ainda quente, o alimento pega mais sabor.

Evite produtos muito industrializados, como molhos prontos, refrigerantes, doces, maionese, margarina, sorvetes, etc... Eles possuem muitos conservantes, açucares e outros ingredientes que não são bons para a saúde.

Evite fazer refeições "pesadas" após as 18hs, depois desse tempo, o corpo precisa de alimentos leves, como sucos, sopas, frutas e saladas.

Tem mais muitas coisas à escrever.... Mas já está comprido demais, então vou por partes....





Nenhum comentário: